Buscar
  • JF Pereira Oliveira & Ass

UTILIZAÇÃO DO WHATSAPP NO SERVIÇO E CUIDADOS NECESSÁRIOS.

Recentemente o Tribunal Superior do Trabalho condenou uma empresa pelo uso do WhatsApp em cobranças de metas fora do expediente, entendendo que tal conduta invade a privacidade do colaborador no momento de lazer, e por esse motivo, extrapola os limites aceitáveis no exercício do seu poder diretivo.

Essa decisão acendeu um sinal amarelo em uma questão que venho alertando a bastante tempo: a aplicação desregrada de aplicativos de celulares nas relações de trabalho, que conferem rapidez, eficiência e economia na comunicação para desenvolvimento do serviço.


O problema consiste na dificuldade do controle, com requisições fora do expediente, comunicação de informação sigilosa, cobranças exageradas decorrentes do serviço, utilização de palavras de baixo calão, enfim, o registro de questões que podem eventualmente constituir sérios  problemas para quem está empregando.


Uma forma de mitigar o risco é através do desenvolvimento de uma política clara e objetiva para a utilização desses aplicativos, inserindo no Regulamento Interno, Termo de Utilização,  “Compliance”, orientações e treinamentos, com previsão de penalização e até mesmo rescisão contratual.


Enfim, a utilização destes aplicativos devem ser concebidas com parcimônia e sabedoria tanto pelos gestores, como pelos subordinados, sempre dentro do expediente de trabalho, já que ao mesmo tempo que representa agilidade e economia, pode gerar uma grande “dor de cabeça”. 


Dr. Clodoaldo Santos

Fale Conosco

0 visualização

Jf Pereira Oliveira e Associados

Advocacia e Assessoria Empresarial

Tel: 11 - 3107-3881
E-mail: jfpereira@jfpereira.adv.br
Endereço​​​​​​: Rua Almirante Pereira Guimarães, 159. Pacaembu, São Paulo -SP CEP:

Institucional
Siga-nos
Conteúdo

Artigos

Links Úteis

 

E-books

© 2018. Todos os Direito Reservados - Criado por Thiago Pereira