Buscar
  • JF Pereira Oliveira & Ass

O que fazer caso não consiga entregar a Declaração do Imposto de Renda no prazo!

O PRAZO PARA ENTREGA DA DECLARAÇÃO DO IMPOSTO DE RENDA PESSOA FÍSICA TERMINA AMANHÃ DIA 30 DE ABRIL ÀS 23HS59. O QUE FAZER SE AINDA ME FALTAM INFORMAÇÕES PARA TERMINAR A DECLARAÇÃO E NÃO VOU CONSEGUIR CONCLUI-LA ATÉ AMANHÃ?

A orientação da receita federal é que o contribuinte entregue a declaração até 30 de abril ainda que faltem informações, pois depois poderá o mesmo fazer a declaração retificadora e corrigir ou acrescentar os dados faltantes que não possuía em mãos no momento da transmissão da mesma.


Entregando a declaração com atraso o contribuinte está sujeito a aplicação da multa de 1% (um por cento) ao mês ou fração de atraso, aplicado sobre o imposto devido, mesmo que tal imposto tenha sido recolhido oportunamente. O valor minimo desta multa é de R$ 165,00 (cento e sessenta e cinco reais) e limitada a 20% (vinte por cento) do valor do imposto.


Não entregando o contribuinte a declaração de imposto de renda, estando obrigado a faze-lo, o mesmo estará sujeito ao lançamento de ofício pela receita federal do imposto eventualmente devido com a aplicação de multas, juros e correção monetária, e se caracterizada sonegação poderá o contribuinte responder a processo criminal por crime de sonegação fiscal.


Lembramos ainda que a falta de informações de pagamentos efetuados, informações inexatas ou deixar de atender a esclarecimentos solicitados pela receita federal, são todas situações passíveis de aplicação de multas previstas em lei de acordo com cada caso.


Em caso de dúvidas FALE CONOSCO

0 visualização

Jf Pereira Oliveira e Associados

Advocacia e Assessoria Empresarial

Tel: 11 - 3107-3881
E-mail: jfpereira@jfpereira.adv.br
Endereço​​​​​​: Rua Almirante Pereira Guimarães, 159. Pacaembu, São Paulo -SP CEP:

Institucional
Siga-nos
Conteúdo

Artigos

Links Úteis

 

E-books

© 2018. Todos os Direito Reservados - Criado por Thiago Pereira