- JF Pereira Oliveira e Ass.
Estamos próximos de mais uma vez prestar as contas com o Leão!
Estamos próximos de mais uma vez prestar as contas com o Leão: março/abril se aproximam e anunciam a hora de fazer a Declaração de Imposto de Renda das Pessoas Físicas.

Diversas pessoas já estão separando os documentos e se preparando para apresentar as informações à Receita Federal, mas muitos não notam que algumas contas do passado ainda não foram fechadas e homologadas pela receita.
Você já se preocupou em saber se as suas declarações anteriores foram processadas e homologadas no sítio da Receita Federal?
Os contribuintes limitam-se a elaborar a declaração e transmiti-la, mas não acompanham o processamento da mesma para ver se caiu ou não na malha fina.
No ano passado aproximadamente 1 milhão de declarações caíram na malha fina e até o momento não houve a homologação do seu processamento. Os motivos de cair na malha fina são os mais variados possíveis: omissão de receitas, declaração de despesas que não se confirmaram com os emitentes do recibos de tais despesas, gastos incompatíveis com a renda, bens adquiridos ou vendidos não declarados ou declarados com valores incorretos, etc.
É muito fácil checar a situação das suas declarações de imposto de renda anteriores e verificar se existe alguma pendência, no site da Receita Federal todo o contribuinte pode criar um código e uma senha de acesso e verificar a sua situação fiscal e o processamento das suas declarações.
Autor: Dr. José Fernandes Pereira