Buscar
  • JF Pereira Oliveira & Ass

A MP da Liberdade Econômica e o Trabalho aos Domingos.

Muito se falou ultimamente sobre a chamada MP da Liberdade Econômica ou Minirreforma Trabalhista, principalmente na questão que envolve a autorização do trabalho aos domingos, que é o tema que abordaremos neste artigo.

Segundo o texto aprovado pela Câmara dos Deputados todas as categorias estariam liberadas para trabalhar aos domingos, sem a necessidade de autorização prévia da autoridade competente, bastando o descanso compensatório em outro dia da semana.

Contudo o Senado da República decidiu que o trabalho aos domingos e feriados não tinha qualquer relação com o tema da liberdade econômica que deu origem a Medida Provisória nº 881, e por tal motivo, a matéria foi retirada do texto. 


Como consequência foi mantida a regra atual constante no artigo 67 da CLT, que determina que o descanso semanal remunerado deve ser preferencialmente aos domingos.

Veja que o artigo acima mencionado prevê em seu corpo o termo “preferencialmente” e não obrigatoriamente, sendo que a exceção, ou seja, o descanso fora dos domingos, só é possível em caso de necessidade imperiosa ou conveniência pública, devidamente comprovada à autoridade competente, no caso a Secretaria de Trabalho, atualmente vinculada ao Ministério da Economia.


Valendo de referida regra, o governo atual já havia regularizado a matéria através da Portaria 604/2019 do Secretário Especial da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, relacionando quais são as categorias que prescindem de autorização para o trabalho aos domingos e feriados.


Portanto, com a decisão do Senado que excluiu o tema relacionado ao trabalho aos domingos e feriados da MP 881, a realização de atividades sem autorização prévia nestes dias, fica limitada as exceções previstas taxativamente no quadro da Portaria 604/2019 da Secretaria Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.


Autor: Dr. Clodoaldo Alves dos Santos


Fale Conosco!

0 visualização

Jf Pereira Oliveira e Associados

Advocacia e Assessoria Empresarial

Tel: 11 - 3107-3881
E-mail: jfpereira@jfpereira.adv.br
Endereço​​​​​​: Rua Almirante Pereira Guimarães, 159. Pacaembu, São Paulo -SP CEP:

Institucional
Siga-nos
Conteúdo

Artigos

Links Úteis

 

E-books

© 2018. Todos os Direito Reservados - Criado por Thiago Pereira